e sua conta
Ainda não é ?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso !
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Score baixo no Serasa? Veja dicas de como aumentar sua pontuação de graça

Pagar as contas em dia, ter um bom relacionamento com serviços financeiros e evitar ter o nome negativado são o primeiro o

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 22 de maio de 2025 às 06:00

Feirão Serasa Limpa Nome
A pontuação indica as chances de um consumidor pagar as contas em dia Crédito: Serasa Divulgação

Sabe como aumentar seu score no Serasa? O aumento da nota depende exclusivamente dos hábitos financeiros e práticas como pagar as contas em dia, ter um bom relacionamento com serviços financeiros e evitar ter o nome negativado são os principais fatores para uma melhor avaliação.

A pontuação, que varia de 0 a 1000, indica as chances de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses e é uma ferramenta utilizada por empresas para avaliar o risco de crédito, que ajudam a decidir se concedem ou não um empréstimo ou cartão de crédito. Confira as dicas abaixo.

Pague suas contas em dia e evite dívidas em aberto

A pontualidade no pagamento de contas é o fator que mais pesa na pontuação do score, representando 29% da nota final. Quitar a fatura do cartão de crédito, parcelas de empréstimos e contas de consumo dentro do prazo ajuda a construir um histórico financeiro positivo. Quanto mais regular for o comportamento do consumidor, maior tende a ser sua credibilidade no mercado.

Construa um histórico de relacionamento com o mercado de crédito

A experiência no mercado, que responde por 24% do score, se refere ao tempo de vínculo do consumidor com serviços financeiros. Isso inclui contratos de telefonia, cartões de crédito e registros de consultas ao F por instituições. Ter movimentações ao longo dos anos, sem grandes intercorrências, mostra solidez e contribui para elevar a pontuação.

Fuja das dívidas negativadas

Ter o nome incluído nos cadastros de inadimplentes, como o da Serasa, prejudica diretamente o score de crédito. Esse fator representa 21% da nota, o que reforça a importância de manter as contas em dia. Se o nome já estiver negativado, a recomendação é quitar os débitos o mais rápido possível para iniciar a recuperação da pontuação.

Solicite crédito com responsabilidade e moderação

A busca excessiva por crédito também pode sinalizar instabilidade financeira. Esse fator considera a quantidade de consultas ao F feitas por empresas. Para manter o score em alta, é indicado evitar múltiplas simulações em um curto período, principalmente se não houver necessidade real de novos empréstimos ou financiamentos.

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados

O fator cadastral considera as informações básicas do consumidor, como endereço, telefone e vínculos com empresas. Manter esses dados atualizados na base da Serasa demonstra transparência e estabilidade. Além disso, a idade do consumidor pode influenciar positivamente nesse item ao longo do tempo.

Valorize contratos antigos e bem gerenciados

Por fim, o histórico de contratos de crédito ativos, como financiamentos e cartões também importam. Quanto mais antigos e bem istrados forem esses contratos, melhor será a avaliação. O ideal é manter esses compromissos sob controle, pagando corretamente e evitando renegociações frequentes, o que reforça sua imagem como bom pagador.