e sua conta
Ainda não é ?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso !
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bodyscan e raio-x de esteira: veja como será reforçada a segurança nos presídios baianos

Medida atende às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em abril deste ano, proibiu a revista íntima vexatória em visitantes

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 27 de maio de 2025 às 13:09

Bodyscan e raio x de esteira: veja como será reforçada a segurança nos presídios baianos
Novos equipamentos reforçarão segurança nos presídios baianos Crédito: Divulgação/ Seap

A Cadeia Pública de Salvador e a Penitenciária Lemos Brito, no Complexo da Mata Escura, e o Conjunto Penal de Feira de Santana vão receber bodyscan e raio-x de esteira. Os novos equipamentos, que já foram adquiridos pela Secretaria de istração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e estão em fase de instalação, atende às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF), que em abril deste ano, proibiu a revista íntima vexatória em visitantes. A decisão visa garantir a dignidade humana e evitar a humilhação, substituindo-a por métodos mais modernos e eficazes de segurança.

O bodyscan é um equipamento de inspeção corporal que permite observar o que a pessoa revistada carrega tanto dentro do corpo, quanto fora dele, escondidos nas roupas, ou nas partes íntimas. Assim, é possível identificar drogas, armas e outros objetos ilícitos dentro de uma unidade prisional ou em qualquer outro ambiente protegido. Já o raio-x esteira é um equipamento que identifica qualquer material ilícito que esteja dentro de bolsa ou mala.

A Seap informa que segue investindo na segurança das unidades prisionais da Bahia e que ampliou a quantidade de maquinários em dezenas de conjuntos penais com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança em todas as unidades do estado. Em nota, a pasta informa que a previsão da secretaria é de ampliar a quantidade de equipamentos de segurança nas unidades prisionais em toda a Bahia.