e sua conta
Ainda não é ?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso !
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Federações da CBF publicam manifesto por renovação após afastamento de Ednaldo Rodrigues

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro destituiu presidente do cargo

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 16 de maio de 2025 às 08:44

Manifesto foi assinado por 19 presidentes de federações da CBF Crédito: Reprodução

O cenário político da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esquentou após o afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), na quinta-feira (15). Logo após a destituição do atual comandante da entidade, 19 presidentes das federações am um manifesto pela ‘renovação do futebol brasileiro’, acenando positivamente para a possibilidade de novas eleições.

O documento, que não cita Ednaldo, abre caminho para que Fernando Sarney, interventor nomeado pelo TJRJ durante o afastamento do atual presidente, inicie o processo de escolha de um novo nome para comandar a CBF. O documento assinado pelos presidentes das federações mostra a falta de apoio que Ednaldo tinha no cargo antes mesmo de ser destituído pela Justiça.

Ao todo, existem 27 federações na CBF. Dentre estas, apenas as de Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e Pernambuco não am o manifesto. Ednaldo chegou a convocar uma reunião no início da semana por conta da possibilidade de destituição, mas saiu ainda mais enfraquecido diante da falta de apoio dos presidentes das federações.

Essa é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues é afastado do cargo pela Justiça. No primeiro afastamento, o presidente contou com uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) para voltar ao cargo.

Leia o manifesto na integra:

"MANIFESTO PELA ESTABILIDADE, RENOVAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO. 15 DE MAIO DE 2025.

O futebol brasileiro vive um momento decisivo. É urgente enfrentar desafios estruturais que há anos limitam o potencial do nosso futebol. Precisamos de um calendário equilibrado, arbitragem profissionalizada, gramados de qualidade, segurança nos estádios e competições fortalecidas.

Para que isso aconteça, é fundamental garantir estabilidade institucional à CBF. Precisamos virar a atual página de judicialização e instabilidade que há mais de uma década compromete o bom funcionamento da entidade e o avanço do futebol brasileiro. É também momento de resgatar a autonomia interna da CBF, hoje sufocada por uma estrutura excessivamente centralizada e desconectada das instâncias que compõem o ecossistema do futebol nacional.

Além da estabilidade, o cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão. A CBF precisa ser exemplo de governança, eficiência e transparência — e também precisa voltar a ser a casa de todos que constroem o futebol brasileiro, com um ambiente saudável, inspirador e descentralizado, em que cada um possa contribuir ativamente para a melhoria do esporte que constitui verdadeiro patrimônio nacional.

Unidos com esse propósito, assumimos o compromisso de construir uma candidatura à Presidência e Vice-Presidências da CBF comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro: mais democrático, mais integrado e mais aberto à participação de todos. Queremos uma CBF forte, querida por dentro, irada por fora — e novamente amada por todos que fazem do futebol a alma do nosso país."